Bandeira

 
DESCRIÇÃO DA BANDEIRA DE QUADRA
 
A feitura da Bandeira do Município de Quadra obedecerá as seguintes normas, conforme demonstra graficamente o Modelo 1, e as cores como o Modelo 2.
 
I – para cálculo das dimensões: tomar-se-á por base o comprimento desejado, dividindo-o em 20(vinte) partes iguais, constituindo cada parte em um módulo.
 
II – a largura será de 14(catorze) módulos, listrados horizontal- mente, com as seguintes divisões:
 
a) 4(quatro) listras de sinople (verde), com 1,3 módulo cada, sendo a primeira e a última do campo listado;
b) 6 (seis) listras de prata (branca). Com 0,8 módulo cada;
c) 3 (três) listras em ouro (amarela), com 1,l módulo cada;
d) 6 (seis) listras de sinople (verde), com 0,2 módulo cada, separando as listras de prata das de ouro;
 
III – um cantão destro, de goles, com 6,0 módulos (no sentido do comprimento da bandeira) por 7,65 módulos (no sentido da largura da bandeira),
 
a) ao centro um castelo aberto, em ouro (amarelo), com portas e janelas de sabre (preto), medindo 4,28 módulos de comprimento por 2,42 módulos de largura, possuindo três torres;
b) quatro cruzes em prata (branca) possuindo o braço maior 1,50 módulo e o menor 1,00 módulo.
JUSTIFICATIVA
 
A Bandeira deve representar a história de um povo e projetar expectativas do futuro. Assim foi concebida a Bandeira do Município de Quadra.
 
BANDEIRA:
Utilizou-se o Verde (sinople), que tem origem na Bandeira Portuguesa de 1669 e na Bandeira Brasileira a partir da Proclamação da Independência. O verde representa a Esperança e, ao mesmo tempo a liberdade, a abundância. É a evocação da pujança das nossas agriculturas, das nossas matas e a esperança de que a cada dia mais o “VERDE” predomine no Município.
O Amarelo (ouro) é a dignidade, a nobreza, o poder a soberania e a fé.
O Branco (prata) significa a inocência, a brancura.
O Cantão em Vermelho (goles) com o Castelo Amarelo (ouro) origina-se do Brasão do Município de Tatuí, donde o Município de Quadra desmembrou-se. O Castelo em ouro no campo vermelho representa a luta do povo pela justiça (como os que participaram da Revolução Constitucionalista de 32 e os que na 2ª Guerra Mundial participaram do campo de guerra na Itália), pela lei, pela ordem, pela legalidade, como transcorreu a emancipação política de Quadra.
As quatro Cruzes em Prata lembram a 1ª capela construída nos ido de l875 pelo Coronel Francisco Vieira de Camargo, as primeiras missões religiosas na então vila de Quadra; lembram ainda os quatro cruzeiros que demarcaram as primeiras terras de Quadra, que originou o nome atual do Município: QUADRA.
 
 
Não sabe o significado de alguma palavra? Consulte aqui o glossário da Câmara.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!